DESERVAGEM

18-JUL-2024

Ambiente Urbano
DESERVAGEM
Todos desejamos um espaço público limpo, esteticamente equilibrado. saudável e confortável.

Desse prisma, a deservagem tem-se tornado um grave problema para a gestão urbana – seja em São Vicente seja nos Olivais, seja em Lisboa ou em Faro, em Portugal ou na Bélgica.

Se por um lado as ervas se querem controladas, por outro os custos humanos e materiais de o fazer de forma eficaz têm crescido com as limitações impostas pela consciência e prática de políticas verdes, amigas do ambiente. A proibição de herbicidas, comprovadamente cancerígenos, ou o uso massivo de sal ou vinagre são trocadas por um número muito superior de homens, máquinas, trabalho, indemnizações por acidentes, implicando também um uso intensivo de motores que queimam gasolina e emitem fumo e dióxido de carbono para a atmosfera.

A Junta de Freguesia promoveu várias alterações para conseguir ter o problema controlado – contratou funcionários, comprou maquinaria, alterou a orgânica dos recursos humanos e do mapa de colaboradores, de forma a ter uma equipa especializada. Todavia, e dado que as ervas não são lixo, alguma tolerância é necessária porque sol na eira e chuva no nabal é impossível.

Somos os primeiros a aperceber-nos que o problema tem fugido ao nosso controlo, por um lado pela época do ano – com o característico calor após chuva que faz crescer ervas – mas também porque a isto se juntam as férias dos funcionários e uma maior exigência desviada para outras tarefas, como seja a indispensável rega neste período quente e seco. Mesmo assim, somos, como sempre, sensíveis às queixas e desconforto dos fregueses com a situação e não nos escondemos atrás de desculpas.

Por este conjunto de vertentes do problema, aqui elencadas, e de forma a ter este interminável serviço sob razoável controlo, o Executivo desta Junta aprovou, sob proposta técnica, o recurso à contratação de uma intervenção generalizada levada a cabo por uma empresa especializada, capaz de atuar de forma urgente e eficaz num período breve.
Finda esta intervenção a equipa da Junta de Freguesia poderá então retomar à sua manutenção planeada.

Desta forma, informamos que após cumpridas as burocracias legais, previsivelmente ainda neste mês de julho, iniciar-se-ão intensos trabalhos de deservagem por toda a freguesia.

  • Partilhar